E-Građani, ou Cidadão eletrônico

Se você mora na Croácia, provavelmente já ouviu falar no e-Građani, algo como “Cidadão Eletrônico”. O e-Građani é um projeto do governo croata que pretende modernizar a administração pública, agilizando serviços e aumentando a transparência do governo.

O sistema consiste em três partes: um portal do governo, uma caixa postal pessoal para cada usuário, e um sistema nacional de identificação e autenticação.

Existem vários serviços disponíveis pelo portal e-Građani. A maioria dos serviços só são relevantes para cidadãos croatas, mas residentes temporários e permanentes também têm acesso a vários deles, como por exemplo solicitar registros de cartório como certidão de casamento, fazer alterações em dados de imposto, pedir um cartão de saúde europeu, verificar o status de seu fundo de pensão, entre outros. A lista completa de serviços pode ser vista aqui: https://gov.hr/hr/katalog-usluga/10

Alguns serviços específicos (por exemplo solicitar passaporte, registrar mudança de endereço, registrar nascimento de um filho) requerem o nível mais alto de segurança no acesso, e para isso é preciso ter um cartão de identidade com certificado digital. Apenas cidadãos croatas podem ter esse cartão.

Qual é o link para o e-Građani?

Este: https://gov.hr/

Como conseguir acesso ao e-Građani?

A boa notícia é que talvez você já tenha acesso! Se você utiliza o internet banking de algum dos maiores bancos da Croácia, você pode se autenticar no sistema por meio de seu token do banco. Por outro lado, se você não tem um token de algum provedor de acesso, você pode solicitar seu mToken junto à Agência Financeira (FINA).

Fontes e links: