Entrada na Croácia (versão sem COVID)

COMO ENTRAR NA CROÁCIA (VERSÃO SEM COVID)

Atenção: as informações neste post não necessariamente se aplicam durante a pandemia porque as regras para passar pelas fronteiras da Croácia mudam frequentemente! Sempre verifique antes de sua viagem nos canais oficiais para ter certeza das recomendações mais recentes! Veja nosso post sobre o assunto aqui: http://www.brasileirosnacroacia.com/2021/04/09/entrada-na-croacia-durante-a-pandemia-de-covid-19/

Você vai vir para a Croácia e quer saber o que precisa para entrar? Este post é para você! Seja a turismo ou para solicitar residência temporária, você precisa saber o que é preciso para cruzar as fronteiras do país sem problemas.Primeira informação importante: brasileiros não precisam de visto para entrar na Croácia se forem ficar até 90 dias a cada 180 dias. A Croácia não faz parte da área Schengen (ainda), então os dias passados em outros países da Europa não contam nesse limite.Os requisitos para entrar na Croácia com passaporte brasileiro são:

  • Passaporte válido por pelo menos 3 meses a mais do que a data prevista da saída da Croácia, e emitido nos últimos 10 anos.
  • É preciso que sua acomodação seja registrada oficialmente junto à polícia. Se for ficar em hotel, hostel, Airbnb ou similares, o estabelecimento é que registra para você (e por isso que eles pedem o seu passaporte). Se for ficar em casa de amigos, o amigo tem dois dias para te registrar na polícia. Se tiver na dúvida sobre o registro, não custa perguntar, pois quem corre risco de levar multa na saída é você…
  • É preciso comprovar fundos para se manter durante sua estadia. Não encontrei valor específico relacionado à entrada como turista, mas para requisição de vistos, o valor declarado nos sites do governo é 70 euros por dia; se tiver hotel reservado e/ou carta-convite de um empregador ou familiar, o valor cai para 30 euros por dia. Use esse valor para sua referência. A comprovação pode ser feita com extrato do banco, extrato do cartão de crédito internacional, ou similares. Não há menção sobre traduzir esses documentos, basta que os valores estejam bem claros e a moeda também.

Além dos requisitos acima, tenha em mente que é sempre bom trazer outros documentos de suporte para comprovar o motivo da sua estadia. Se você vem só de passagem/turismo, traga por exemplo um contrato de trabalho ou carta de seu empregador atual, ou um comprovante de estar matriculado em alguma escola ou universidade, extrato de banco, etc. Tente pensar como um agente de polícia pensaria se tivesse que decidir se você é realmente quem você diz ser!Seguro saúde: para quem vem a turismo, não há menção sobre o seguro-saúde ser obrigatório, mas se você não tiver seguro e precisar de cuidado médico durante sua estadia, terá de pagar particular. Portanto, avalie no seu caso se é melhor contratar um seguro de viagem ou não.Fontes:


Ficou alguma dúvida? Junte-se ao nosso grupo no Facebook!